No ano de 1890, com o intuito de desbravar novos horizontes, Frederico Germano Haenssgen veio da Alemanha para iniciar uma nova vida em terras brasileiras. Exercendo a atividade de caixeiro-viajante veio a conhecer o rico interior do Rio Grande do Sul.
Durante o movimento revolucionário que agitava o Estado, não podendo trabalhar, hospedou-se, temporariamente, em São Gabriel da Estrela, cidade hoje conhecida como Cruzeiro do Sul, e lá conheceu Eleonora Veeck, filha dos donos da pousada na qual estava hospedado. Frederico e Eleonora se casaram em 1894.
Almejando um futuro melhor para a família que acabara de iniciar, o Sr. Haenssgen, com a ajuda da esposa, resolveu exercitar seu ofício de confeiteiro, iniciando em 2 de janeiro de 1895 sua indústria de balas e caramelos.
A pequena indústria criada há mais de 120 anos cresceu e continua produzindo e aprimorando os conhecimentos adquiridos desde aquela época e hoje é conduzida pelos descendentes do casal fundador. Descendentes esses que prezam em manter o bom nome e a qualidade dos produtos.
Hoje, a empresa produz bombons, tabletes, wafers, chocolates, coberturas e recheios e atua em todo mercado nacional.